Estivemos em Gamescom 2014

2-Set-14

gamescom
Trazemos o que foi a Gamescom 2014, a feira europeia eletrônica de jogos que apresenta o melhor de softwares e hardwares para a indústria. Localizada na Colonia Alemã, a feira reúne milhares de fãs e profissionais do ambiente gamer, mostrando seus produtos e tendências para todos os jogadores. Esta feira é parte do círculo que inclui: GDC (San Francisco), GameJoy (Shangay) e GStar (Koreia).
Nosso C.F.O. participou da feira e compartilhou conosco suas impressões:

O que lhe chamou mais a atenção em relação aos avanços tecnológicos?

A realidade virtual será a próxima grande inovação tecnológica, isto podíamos ver na abertura de imprensa do “Proyect Morpheus (Projeto Morpheus)”, o protótipo do sistema de realidade virtual (RV ou VR por sua sigla em inglês) de SCE. Funciona para PlayStation 4 (PS4).

Nos jogos “EVOLVE” (EVOLUIR), a nova criatura de Left 4 Dead para PC e consoles foram muito interessantes, junto às novas versões das franquias hiper exitosas: FIFA, BATTLEFIELD e Assassin’s creed.

Que lançamentos importantes encontrou em jogos de simulação de corridas?

Drive Club de PlayStation4 (PS4), um jogo de última geração, socialmente conectado e com uma experiência realista de manuseio automobilístico, apresentado no Stand da Play Station.

Em relação ao que é de PC, encontrou algum jogo com apresentação interessante?

O mais concorrido foi “The Evil Within”, um jogo de Survival Horror criado por Tango Gameworks (os criadores de Resident Evil). Foi um dos mais interessantes em sua apresentação e conteúdo. Outro jogo que parece forte é WITCHER (Wild Hunt), uma experiência visual surpreendente.

O que acha dos gamers que foram para lá?

Na feira podem participar tanto os fãs quanto a imprensa (os prédios os separam), a zona é aberta ao público e aos expositores. As ruas da colônia estavam inundadas de “cosplayers”, e os fãs exibiam cabelos de cores extraordinárias. As festas noturnas do lugar se dedicaram a promover os jogos, onde foram gamers e expositores inclusive. A mais criativa foi a de “Wargaming”, da qual participou o DJ Justice em um espaço industrial. Também se realizou um evento de Kartings na pista de Michael Schumacher.

- Os gamers alemães são realmente muito alegres, escutam muita música e o ambiente foi muito divertido, eles têm muita criatividade.

O que observaram a respeito da industruia de jogos e à produção para PC?

Todas as grandes casas de desenvolvimento, por assim se dizer, estão considerando a plataforma PC online como uma parte relevante de sua estratégia. Podemos ver produtos como “The Evil Within” tanto para PC quanto para consoles. Warner, por exemplo, Square Enix ou EA estão orientando-se a esta plataforma e a modalidade free to play, sendo este último o modelo por excelência.

Qual a opinião dos expositores destas feiras do mercado Latinoamericano?

Sem dúvida há um enorme interesse pelo mercado Latino. A quantidade de jogadores cresceu muito, como vemos em nossa comunidade. Hoje em dia, as indústrias de jogos online com maior potencial são: América Latina (incluindo o Brasil), Turquia e o oriente Médio. Outros países como Rússia já têm uma quantidade de jogadores consolidados e competem muito online.

O que está havendo com a indústria Mobile?

Mobile hoje em dia é mais uma plataforma. A tendência era que os primeiros jogos Mobile fossem casuais e até muito simples. O que está ocorrendo com Mobile, pela evolução tecnológica destes, é que cresceu com uma ampla gama de produtos, desde jogos muito casuais até RPG’s completos e visualmente muito atrativos. Mobile está começando a mostrar coisas diferentes com o grande desenvolvimento e investimento.

Que experiência levará da Gamescom?

A indústria gamer é grande e tem muitos espaços onde participar, desde a imprensa, expositores, jogadores, provedores, até serviços ao redor do mundo gamer. Este ambiente é enorme em torno dos videojogos, ainda que nós na América Latina sintamos que se vê muito pouco, o mercado Latinoamericano está sendo considerado como um grande potencial.

-Fomos para encerrar questões, trazer o melhor do que vimos para nossos gamers no próximo ano, revisando os títulos que lançaremos. Estamos muito entusiasmados porque há muitos jogos para trazer e entreter nossos jogadores.

O mais destacado da Gamescom – Os Wargaming

Wargaming é uma companhia fundada na Ucrânia que obteve um êxito avassalador na Europa sobre a base do “PC Online Multiplayer World of Tanks”. Na Europa, o fenômeno Wargaming (que se expandiu com títulos como World of Planes e World of Ships) está em seu apogeu, e não deveriamos nos surpreender ao encontrar na América Latina no futuro.

World of Tanks o fenômeno global de multiplayer on line dedicado a guerra de tanques em meados do século XX. Poderá liderar alguns dos mais poderosos tanques da história, além de experimentar intensos combates online, onde as técnicas e coordenação da equipe são a chave para a vitória. A franquia agrega agora, World of Warplanes e o esperadíssimo World of Warships

 

Esperamos que tenham disfrutado dos avanços que axeso5 trouxe com exclusividade da Gamescom, não deixem de estar atentos a nossos site para mais novidades.